Originalizando...

O Originalizando pretende oferecer aos concurseiros informações sobre Concursos Públicos Nacionais e Regionais, dicas de estudo, técnicas de aprendizagem, entrevistas com profissionais da área, experiências de pessoas que alcançaram seus objetivos e artigos variados sobre o tema... Por quê "Originalizando"??? Pela proposta de abordagem do assunto de forma "original", para tornar a busca por informações técnicas sobre concursos mais leve e menos árdua.

sábado, 11 de junho de 2011

INSS - Expectativa de 2.000 vagas em 2011

Oi concurseiros,
Aqui estou com informações sobre o tão esperado concurso do INSS!!!

Aguarda-se com expectativa a autorização para liberação de Edital do INSS com 2.000 vagas, entre os cargos de Técnico (Nível Médio) e Analista (Nível Superior).


O último concurso para os cargos de Técnico e Analista foi realizado em 2008 pelo Cespe/Unb, e ofereceu 1.400 vagas para o cargo de Técnico e 600 vagas para o cargo de Analista. O concurso nomeou todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas (2.000) e nomeou ainda candidatos classificados até 50% após o número de vagas (+1.000 candidatos), e já teve sua validade oficialmente expirada.


Em abril deste ano a Assessoria de Imprensa do Ministério da Previdência informou a coletividade sobre a existência de um pré-acordo com o Ministério do Planejamento para a realização de concurso no segundo semestre de 2011.

Em 17 de maio de 2011, a Justiça Federal de Sergipe prorrogou o prazo de validade do concurso do INSS de 2008, para até 24 de abril de 2012, em julgamento de Ação Civil Pública que contesta a mudança arbitrária do prazo de validade,  em 2009, daquele Edital, para o prazo de "um ano, prorrogável por mais um ano" (o Edital previa validade de "dois anos, prorrogáveis por mais dois anos"). O Ministério da Previdência já foi notificado da decisão e ainda está decidindo se irá recorrer.

Os Ministérios da Previdência e do Planejamento, em pronunciamento oficial não questionaram a validade da decisão do Juiz Federal em questão (se o prazo do concurso de 2008 foi, de fato, alterado de forma ilegítima, ele deve ser revisto judicialmente), mas comentaram sobre a quase impossibilidade de novas nomeações deste concurso porque as nomeações já ultrapassaram em 50% o número de vagas.

De qualquer forma, a decisão da JF/SE não impede a realização de novo Edital; apenas impede a nomeação dos novos concursados antes do término da vigência do prazo de validade do concurso anterior. O concurso poderia, livremente, ser realizado no segundo semestre de 2011, com nomeações para depois de 24 de abril de 2012.

Em 08 de junho deste ano, o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, informou através da sua Assessoria de Imprensa que a previsão para este ano é de concurso com 2.000 vagas, mas deixou claro que o pedido feito ao Ministério do Planejamento é de 10.000 vagas até 2014 (8 mil para o cargo de Técnico e 2.000 para Analista), para suprir a necessidade a curto e médio prazo do INSS.

Esclarecendo a respeito da necessidade de realização de concurso para o INSS, são os fatos:
- O INSS está em fase de expansão, em função do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), com previsão de criação de mais 720 Agências da Previdência Social até 2012 (250 delas já em fase final de construção, segundo nota pública divulgada no Portal da Previdência Social);
- Muitos servidores do INSS estarão se aposentando nos próximos anos; Estima-se que, em 2011, 7 mil aposentadorias já estão confirmadas;
- As nomeações do Edital anterior já ultrapassaram em 50% o número de vagas do Edital (3.000 nomeações).

Com as negociações para a realização do concurso do INSS em andamento, e com a liberação recente de nomeações e novos concursos para o INSS (já mencionada aqui - http://originalizando.blogspot.com/2011/06/maquina-nao-pode-parar.html ), os que têm interesse neste concurso devem começar a estudar agora; e os que vêm estudando, devem incrementar seus estudos, resolvendo provas de concursos anteriores, fazendo baterias de exercícios, atualizando a legislação federal previdenciária em vigor, e estabelecendo uma rotina diária de estudo para que não sejam pegos de surpresa pelo Edital.

Até mais.


4 comentários:

  1. É bom saber que o concurso anterior nomeou tanta gente, e que mesmo com a prorrogação da data de validade do concurso de 2008, dá pra ter Edital esse ano. Tô no espera!

    ResponderExcluir
  2. o originale pretende abrir novas turmas para este concurso a partir do final do mês de junho?? obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo.
    Espero que vc entenda, mas prefiro não usar o blog pra fazer propaganda direta do Originale.
    Informações sobre turmas e serviços do Originale podem ser obtidas por e-mail (michelliguidolinileal@gmail.com) ou pelo "Fale Conosco" no site do Originale (www.originaleconcursos.com.br). Sinta-se à vontade para entrar em contato!

    ResponderExcluir