Originalizando...

O Originalizando pretende oferecer aos concurseiros informações sobre Concursos Públicos Nacionais e Regionais, dicas de estudo, técnicas de aprendizagem, entrevistas com profissionais da área, experiências de pessoas que alcançaram seus objetivos e artigos variados sobre o tema... Por quê "Originalizando"??? Pela proposta de abordagem do assunto de forma "original", para tornar a busca por informações técnicas sobre concursos mais leve e menos árdua.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

BANCO DO BRASIL: 11º Edital em 05 anos - INSCRIÇÕES ABERTAS!!!

É exatamente o que vocês leram no título. O Banco do Brasil está no 11º Edital em 05 anos; São 03 editais só em 2011, para vários Estados/Regiões da Federação.



Estes números são bons indicadores... Indicam que o Banco do Brasil, diante de sua constante expansão, tem tido também a constante necessidade de contratação, o que faz de seus editais um sucesso; Sucesso do ponto de vista da organização, da obediência às regras do edital, da nomeação do pessoal aprovado no concurso (tanto os com aprovação nas vagas disponíveis, como os classificados para cadastro de reserva), e da abertura/divulgação de novos certames para novas nomeações.

Este ciclo de Editais do Banco do Brasil é promissor. Todas as Regiões e Estados do Brasil são contemplados; O Banco do Brasil adotou a tática de dividir as vagas e/ou cadastros de reserva em Editais regionalizados. Formou-se um ciclo de divulgação de editais e nomeações por Estado/Região.

Nos últimos anos, o Pará esteve no edital de 2009 (Edital 2009/01), com oportunidades para os municípios de Afuá, Almeirim, e Monte Dourado; e no edital de 2010 (2010/01), com oportunidades para o todo o Estado, exceto para os municípios de Afuá, Almeirim, e Monte Dourado. Vêm sendo feitas constantes nomeações para os aprovados/classificados nestes concursos. Logo estará aberto um novo edital contemplando o Estado do Pará.

Observe a distribuição dos Estados/Regiões por Edital nos últimos 5 anos:


EDITAL
INSTITUIÇÃO
ESTADOS CONTEMPLADOS
2007/02
CESPE UNB
PA, RO, RR, SE, RN, PI, GO, MA, AC, AL, PB, AP, PE, AM, BA, CE.
2007/03
CESPE UNB
SP, ES, MG, PR, RJ, RS, SC.
2008/01
CESPE UNB
DF.
2008/02
CESPE UNB
MS, MT, TO, BA.
2008/03
CESPE UNB
SP.
2009/01
CESPE UNB
PA (Afuá, Almeirim, Monte Dourado), AC, AP, AM, MA PE, RO, RR.
2010/01
CESGRANRIO
PA (Exceto Afuá, Almeirim, Monte Dourado), BA, GO, MG.
2010/02
FCC
SP.
2011/01
FCC
AL, AM, CE, PB, PR.
2011/02
FCC
AC, AP, MA, MG, PE, PI, RN, RO, RR, SE.
2011/03
FCC
AM, ES, MG, RS, RJ, SC. - - - - - - - - - - - - - -*Inscrições Abertas*

O Edital 2011/03, apesar de não ter oportunidades para o Estado do Pará, é uma excelente chance de se aprimorar nos estudos e conhecimentos, visando, quem sabe uma aprovação e consequente nomeação neste concurso, a curto prazo (para o AM, ES, MG, RS, RJ, ou SC), ou a preparação a médio prazo, na expectativa de um edital para o nosso Estado/Região.

O conteúdo programático de um concurso como este é extenso, sendo, portanto, real a necessidade de preparação antecipada. Editais sucessivos ao longo dos últimos anos lançam grande expectativa sobre um novo edital do Banco do Brasil para a nossa Região.

Seguem informações sobre o Edital 2011/03, em andamento:
* Escolaridade exigida: Nível médio completo (2º Grau).
* Remuneração inicial: R$ 2.310,48, incluindo benefícios.
* Período de inscrições: pela internet, no www.concursosfcc.com.br, das 10h do dia 23/05 às 14h do dia 13/06.
* Taxa: R$ 40,00.
* Oportunidades para os Estados de AM, ES, MG, RS, RJ, e SC.
* Não é possível fazer a prova no Estado do Pará; O candidato deve deslocar-se para uma das cidades de realização de prova descrita do Edital.

Para quem busca uma carreira no Banco do Brasil, esta é uma grande oportunidade de passar em um bom concurso (em algumas localidades do Edital, a concorrência para este certame não será tão intensa) e/ou de estudar como uma preparação prévia para um futuro edital para a nossa Região (o conteúdo programático não costuma variar muito nestes Editais).

Para quem pretende usar o concurso do Banco do Brasil como "trampolim", com vistas a uma relativa estabilidade financeira que possa viabilizar os estudos para um concurso com melhor remuneração e mais benefícios, que demande mais tempo de estudo, esta também é uma boa oportunidade.

Até mais.

5 comentários:

  1. Boa Noite Michelli,

    Tenho uma dúvida: uma pessoa que está com nome no SPC pode fazer concursos como este, do banco do brasil ?

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    A ausência de inscrição em serviços de proteção ao crédito não é um requisito básico nos concursos públicos, e não é comum em editais, mas, NO BANCO DO BRASIL, e na maioria de concursos bancários, ESTA EXIGÊNCIA EXISTE.
    O Edital do BB mais recente afirma (no tópico 11.5, "m") que a contratação do candidato ficará condicionada "de ter ou não o nome inscrito em cadastros restritivos (SPC, CCF, SERASA, CADIN etc.). A admissão só ocorrerá depois que o candidato excluir o seu nome dos referidos cadastros dentro do prazo estipulado pelo Banco para a qualificação".
    Então, o candidato PODE FAZER O CONCURSO, MAS NÃO TERÁ SUA CONTRATAÇÃO EFETIVADA, em caso de desobediência ao edital, se não regularizar sua situação financeira.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Hummm... Bom saber - rsrs.
    Já fiz minha inscrição... fou fazer a prova no Amazonas, e já tô estudando em casa. Se vcs souberem de aulas ou turmas de exercício pra fixar conteúdo, tô dentro. Mas quero mesmo que venha logo o edital do BB pro Pará.

    ResponderExcluir
  4. O originalizando também tira dúvidas!!! e ainda é esclaredor que bacana!
    Mande sugestões e dicas!!!
    O BB é um concurso sério e promissor. concurseiros se inscrevam e estudem!!!
    e continuem acessando o blog.

    ResponderExcluir
  5. obrigado pelas informações Michelli :)

    ResponderExcluir