Originalizando...

O Originalizando pretende oferecer aos concurseiros informações sobre Concursos Públicos Nacionais e Regionais, dicas de estudo, técnicas de aprendizagem, entrevistas com profissionais da área, experiências de pessoas que alcançaram seus objetivos e artigos variados sobre o tema... Por quê "Originalizando"??? Pela proposta de abordagem do assunto de forma "original", para tornar a busca por informações técnicas sobre concursos mais leve e menos árdua.

terça-feira, 5 de julho de 2011

"Simplificando a Informática" com o Prof. Ximenes!!!

Oi pessoal; Este post inaugura a idéia de publicar entrevistas e matérias com profissionais dos concursos públicos, de concurseiros, concursandos e concursados, neste blog. 

Pra começar, trago a experiência do meu amigo, colega de trabalho há anos, e aluno nos últimos cursos que ele fez para os concursos do DETRAN/PA e da Polícia Civil/PA... Thiago Ximenes - experiente professor de Informática!!! Temos que promover os profissionais da terra, né, pessoal?

Quem conhece, vai curtir a matéria deste post, e a novidade que ele está prestes a lançar em Belém; os que não o conhecem terão a oportunidade de saber mais sobre ele e se informar sobre o trabalho dele, que é muuuuito bom. Vamos lá:

THIAGO XIMENES
- CURRICULUM

Técnico em Processamento de Dados (médio), graduado como Tecnólogo em Processamento de Dados (Superior/CESUPA), pós-graduado em Rede de Computadores (UFPA). Atuando como professor para concursos públicos, dos principais cursos preparatórios para concursos de Belém, há quase 8 anos. Atualmente servidor publico do Departamento de Trânsito do Estado do Pará, com cargo de Analista de Suporte Técnico (Superior), tendo em sua carreira, porém, a classificação em outros concursos e a aprovação recente, com conclusão do curso de formação (IESP) e nomeação como Investigador de Polícia Civil do Estado do Pará.  





- INFORMÁTICA NOS CONCURSOS PÚBLICOS 

O prof. Ximenes afirma que atualmente, a disciplina "Informática" vem sendo cobrada de forma complexa em alguns concursos, ou seja, segundo ele, a expressão “noções básicas” que os editais trazem, na verdade, é enganosa.  A cada ano, informações mais específicas e mais detalhadas vêm sendo cobradas nas provas de Informática dos concursos públicos do país.
Como professor, Thiago Ximenes defende:
1) o uso de uma didática interativa na sala de aula, que desperte o interesse do aluno, e não permita que ele ache a disciplina chata ou entediante;
2) a indicação da finalidade prática do conhecimento estudado, que facilita a fixação do aprendizado, para que o candidato do concurso não considere o conhecimento como essencialmente teórico; e
3) a constante resolução de exercícios, que façam o candidato perceber que marcar  a  resposta certa na questão da prova do concurso não é impossível.

Como dicas de estudos de informática, o prof. Ximenes destaca a importância de assistir as aulas de um bom professor, e a vantagem que o cadidato tem quando é usuário de computador, embora ele afirme que o candidato não pode ser auto-confiante e acreditar que por ser usuário estará preparado automaticamente para um concurso. O prof. Ximenes chama a atenção dos candidatos para que façam muitas provas passadas, pois as questões tendem a se repetir ou tratarem do mesmo assunto, e incentiva os candidatos a terem em mãos livros confiáveis e atualizados.

- DICAS DE ESTUDO

Pedimos ao prof. Ximenes, que ele indicasse para os leitores do blog, algumas dicas de como estudar para concursos públicos; técnicas que ele tem visto, ao longo dos anos, no ramo dos concursos, que têm funcionado com a maioria dos candidatos. Eis a lista apresentada pelo prof. Ximenes:
  • Um bom cursinho preparatório, que pode ajudar o candidato a direcionar seus estudos.
  • Assistir a todas as aulas (sem exceção).
  • Ter em mãos bons livros de apoio, de preferência aqueles que são direcionados para o concurso no qual você almeja.
  • Resolução de bastantes exercícios.
  • Participar de maratonas de exercícios e simulados promovidos pelos cursos preparatórios, para testar seus conhecimentos.
  • Utilizar a internet para pesquisas.
  • Dedicar algumas horas do seu dia para estudar em casa ou trabalho.
  • Participar de fóruns de discussão na internet, que tratem de concursos públicos, de preferência que seja voltado para o concurso que você esteja se preparando.




- NOVIDADE: "O LIVRO"

O prof. Ximenes está lançando o seu primeiro livro de informática para concursos; Trata-se, especificamente, de um livro de questões comentadas de informática utilizadas pelo CESPE/UNB nos últimos anos em suas provas.

O título do livro é sugestivo: SIMPLIFICANDO A INFORMÁTICA. Ele se propõe a fazer comentários das questões de informática com uma linguagem acessível, simplificada e fácil de entender.






O prof. Ximenes afirma que "apesar do livro tratar de questões dos CESPE, o mesmo pode ser utilizado como material de apoio para qualquer concurso público para o qual o seu leitor vier a estudar, pois o que se destaca, no livro, não é apenas o estilo do CESPE de trabalhar, mas principalmente os comentários detalhados que o mesmo vem trazendo,  de questões sobre os mais variados e mais utilizados assuntos em matéria de informática nos últimos concursos".
O livro ainda traz o endereço dos principais sites relacionados a concursos, dicas de estudos para os candidatos e ainda um mini dicionário de informática.

- PRÉ-LANÇAMENTO
O livro tem seu lançamento oficial programado para o mês de agosto deste ano (com data a confirmar), mas já pode ser adquirido por aqueles que não quiserem esperar, e que quiserem aproveitar o preço especial do livro nesta fase de pré-lançamento; Nesta fase, o livro pode ser adquirido por um valor simbólico de apenas R$ 20,00. Dá pra acreditar?? É preço de custo!!! Não dá pra perder!!!

- FICHA TÉCNICA DO LIVRO
Título: Simplificando a Informática;
Questões comentadas – Cespe
Editora GTR
Autor: Prof. Ximenes
96 Páginas
20 provas completas do Cespe, de informática, comentadas com muitos detalhes; Algumas provas com questões assertivas estilo "CERTO ou ERRADO" e outras com questões de múltipla escolha.
ISBN: 978-85-89171-28-1

"POST-SCRIPT"

Uso uma expressão em inglês (o famoso P.S. - "post-script"), para paradoxalmente, ser "bairrista".  Explico: Como comentei no início do post, faço questão de também usar este espaço para promover o trabalho de profissionais locais, além de usá-lo como ambiente objetivo de obtenção de infomações sobre concursos públicos.

Valorizamos e admiramos muito o trabalho dos colegas, que nos outros Estados, têm se dedicado ao concurso público, mas lembramos que nossa Região e nosso Estado também têm profissionais aptos a desenvolver um excelente trabalho, e que têm obtido excelentes resultados através da aprovação e nomeação de seus alunos dedicados.

Vale à pena conferir o trabalho do prof. Ximenes, como aluno em turmas regulares nos cursinhos locais, em turmas avançadas específicas de resolução de exercícios, ou como leitor e concurseiro estudioso através do mais recente instrumento, ora apresentado, a preço de custo - o livro SIMPLIFICANDO A INFORMÁTICA. 

Quem estiver interessado em saber onde e quando fazer a aquisição do livro nesta fase de Pré-Lançamento, pode deixar um comentário público (com e-mail) neste post, e/ou aqueles que preferirem, podem enviar e-mail para mim como moderadora do blog (michelliguidolinileal@gmail.com); todos os e-mails e comentários neste sentido, serão encaminhados ao Prof. Ximenes para que ele ofereça maiores informações.

Até mais.

11 comentários:

  1. por isso que tem aquele ditado certo, você só colhe o que planta, está realmente é verdade; pra quem conhecer o o prof. Ximenes sabe da capacidade que esse cara tem, fico feliz em ver o caro amigo realizando mais um sonho de muitos que já realizou, parabens Ximenes a toda sua dedicação e empenho nesse trabalho sempre pode contar com agente!

    ORIGINALE CONCURSOS...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista é de muita utilidade a experiência de um professor que também é aluno de sala de aula e que continua buscando novos caminhos. É um incentivo muito grande para os concurseiros e um exemplo de vida e de como se tornar um vencedor.
    Parabéns Michelli pelo grande incentivo.
    concurseiros sigam esses passos.

    ResponderExcluir
  3. Michelli, parabéns pela postagem !!! O blog está maravilhoso. Realmente, o Ximenes foi muito feliz em suas colocações. Quanto ao livro, com certeza, eu o indicarei sempre. Parabéns a você a o Ximenes. Sucesso sempre. Celso Flexa

    ResponderExcluir
  4. Parabens ao professor e amigo Ximenes, esse livro irá ajudar muitos que pretendem fazer um concurso público, pois traz comentários das perguntas e de cada resposta, analisando o porque das alternativas estarem certas ou erradas.

    ResponderExcluir
  5. Prof.Esp. Flávio Monteiro
    Parabéns meu amigo! Fico muito feliz e orgulhoso, pois como meu tutor na área de concurso fico profundamente orgulhoso pela qualidade do livro escrito em uma linguagem muito fácil, simplificada e objetiva. Parabéns novamente e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Como faço para adquirir o material? estou bastante interessada!!! contatos: davilatais@yahoo.com.br ou davilatais@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. parabéns Ximenes! o seu livro vai ajudar bastante os alunos que tem dificuldade de entender uma disciplina teoricamente fácil, porém complicada, na sua essência.Nós alunos esperamos que outros professores espelhem-se em sua iniciativa e também consigam simplificar suas disciplinas.PARABÉNS XIMENES! Esse livro veio para ninguém ficar ZERADO!!!!!!!!!!! valeu XIMENES!!!!! Pedro Souza. aluno

    ResponderExcluir
  8. por gentileza quem tiver o e-mail ou telefone do professor ximense, mandem pra mim sou amigo e ex-aluno dele
    Marcos ferreira 81324679
    marcos2om@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber como comprar o livro.

    ResponderExcluir
  10. O livro tem sido vendido pessoalmente pelo profº Ximenes. Vou encaminhar o e-mail das pessoas que demonstrem interesse no livro (e que deixem seus e-mails registrados aqui) para que o profº Ximenes possa entrar em contato com todos.

    ResponderExcluir